12 de abril de 2011

Mulheres conquistam mercado de trabalho na área de tecnologia

 O relacionamento interpessoal é uma habilidade essencial exigida pelo atual mercado de trabalho. Gostar de se relacionar com pessoas sejam elas do sexo feminino quanto do masculino é imprescindível para o profissional que almeja sucesso em sua carreira.

No mercado de tecnologia não é diferente, porém alguns desafios ainda cercam mulheres que entraram na área, antes composta em sua maioria por homens. É o caso da gerente de produtos da Vertigo Tecnologia, Priscila Valdetaro Madeira, que trabalha numa empresa de desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação através de consultoria de negócios, desenvolvimento de software e integração de sistemas.

Priscila Valdetaro Madeira começou sua carreira em uma agência de marketing, onde permaneceu por quatro anos, mas tecnologia sempre foi sua paixão. “Sempre gostei de novidade, sou curiosa e não sou o estereótipo tradicional da mulher, sou da geração “Starwars” e “Geek”. Sempre fui muito criativa e queria por em prática todas as ideias, só que havia uma frustração pela limitação tecnológica da época e por isso, quando surgiu a oportunidade de ingressar em uma empresa de tecnologia, me encantei pelo o desafio de entender como materializar aquela avalanche de ideias que surgiram com as novas mídias”, complementa Priscila.

A maior dificuldade encontrada no mercado de tecnologia pelas mulheres está relacionada ao estereótipo de que a área de TI era essencialmente uma área de domínio masculino. Segundo Priscila, “Foi preciso muito mais dedicação para ter o reconhecimento. Como mulher tive de despender um esforço extra para me impor e provar que não existe essa divisão. O que realmente importa é saber fazer e ser eficaz. Os preconceitos ainda existem, mas a diferença é a motivação do desafio de romper paradigmas. Em muitos momentos precisei colocar minha vida pessoal em segundo plano”, relata a gerente de projetos.

A existência de uma organização clara e objetiva sem interesses ou preferências, um ambiente onde as decisões sejam justas e coerentes promovem um funcionário aberto para fornecer o seu melhor em prol do que é bom e justo. “Eu busquei as oportunidades para concretizar minha vocação e quando elas apareceram não deixei passar”, finaliza Priscila. É imprescindível a valorização e satisfação da equipe para que haja bons desempenhos e comprometimento no ambiente de trabalho.


Perfil Priscila Valdetaro Madeira
A gerente de produtos, de 35 anos é formada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão de Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ e pós- graduação em E-commerce pela Universidade Estácio de Sá.  Possui 16 anos de experiência na área de TI na Gestão de Projetos, Análise e Melhoria de Processos, Criação, Planejamento e Execução de Projetos de Sistemas e Portais.   Trabalha desde 2007 na VERTIGO TECNOLOGIA, empresa de desenvolvimento de soluções corporativas com uso da Tecnologia da Informação com foco em consultoria de negócios, desenvolvimento de software e integração de sistemas. Atuou em projetos para empresas como Petrobras, Oi Telecomunicações, Claro Telecomunicação, RNP- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Grupo B2W -Cia Global do Varejo , CREDICARD, FENASEG, ICOX - Projeto de Inteligência Coletiva, Infoglobo entre outros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...