9 de novembro de 2010

E-mail marketing ou correspondência? O que atrai mais o cliente?

Para o diretor Átila Alexandre, da Agência Trato,
um é complemento do outro

Atualmente, há uma demanda crescente e natural pelo ambiente digital, uma realidade necessária que é vivenciada por um mercado diversificado e rico.  A exposição e construção do posicionamento de uma marca na rede é hoje um movimento extremamente importante para a sua projeção. A grande dúvida que surge com todo esse processo é quanto à substituição do impresso pelo digital.

Na Agência Trato, mesmo com a era digital, a quantidade de pedidos/encomendas envolvendo comunicação impressa continua tendo a mesma procura. Há 11 anos lidando com o mercado editorial, Átila Alexandre, diretor da Agência, acredita que não há uma substituição, mas uma adição dos meios disponíveis. “As mídias se complementam. A área digital oferece mobilidade, interatividade, capacidade de mensuração dos resultados, enquanto que a comunicação impressa tem grande poder de segmentação e atinge a uma faixa etária importante no que concerne ao poder aquisitivo. Um informativo, por exemplo, se o orçamento não permite imprimir e enviar exemplares pelo correio, a opção é editá-lo digitalmente. Antigamente isso não era possível”, complementa o diretor da Agência.

Quanto ao impacto no expectador, a mídia impressa possui um grande poder de convencimento. A diversidade de formatos, a riqueza dos materiais e texturas, as cores vibrantes e as definições de imagens, são recursos que ajudam a fixar na mente do consumidor o objeto almejado. Porém, tecnologias como o Ipad, já são realidade em outros mercados e representam uma revolução no meio digital, disponibilizando recursos de interatividade que já causam uma migração da mídia impressa. Certos tipos de comunicação como, por exemplo, embalagens, wobblers, convites, materiais promocionais de ponto de venda, entre outros, são por essência impressos. Porém, sem dúvida, o ambiente digital propicia uma gama de estímulos como vídeos, animações em flash, galerias de fotos, que são excelentes artifícios de venda.
Para o diretor da Agência Trato, a comunicação se equilibra hoje diante de um público que ainda aprecia a enriquecedora experiência sensorial do impresso, mas que caminha junto ao avanço da tecnologia. O Kindle, leitor digital, já acumula acervos online disponibilizados por várias bibliotecas do mundo. “A tendência lógica seria a diminuição do uso do papel em virtude das outras tantas formas de expressões que surgem, mas o que seria da realidade aumentada sem a base do arquivo impresso? A evolução dará a resposta”, analisa Átila Alexandre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...