9 de novembro de 2010

Como a comunicação integrada pode ajudar no marketing dos clientes

O desenvolvimento de uma comunicação eficaz é uma equação composta de uma série de variáveis. É no que acredita a Casa da Criação Propaganda

A comunicação está mudando e as empresas devem estar cada vez mais preparadas para essa evolução. Ações, estratégias, planejamentos, tudo isso deve ser muito bem pensado numa empresa de comunicação / marketing para que esta possa atender a crescente demanda do mercado. A necessidade da comunicação integrada está tornando uma prática entre os profissionais dessa área.


Para Noel De Simone, diretor da agência de publicidade Casa da Criação, a comunicação integrada de marketing surge da própria evolução do marketing, do surgimento de novas ferramentas de comunicação, da importância que as marcas passaram a ter e da conseqüente necessidade de gerenciá-las integrando todos os seus pontos de contato com seus vários targets. “O principal desafio é definir a essência da marca e, a partir desta essência, deste DNA, criar um conceito de comunicação único, uma promessa única, crível e legítima, que deverá estar presente em cada manifestação da marca, seja ela áudio visual, sensorial ou experimental”, explica Noel.

De acordo com o especialista, o desenvolvimento de uma comunicação eficaz é uma equação composta de uma série de variáveis que podem ser resumidas nas seguintes perguntas:

1) Com quem a marca precisa falar?
2) O que a marca precisa dizer?
3) Como ela deve dizer?
4) Aonde ela precisa estar?
5) Durante quanto tempo?
6) Quais os recursos disponíveis?
Se estas perguntas estiverem criteriosamente bem respondidas, definir as ferramentas de comunicação e integrá-las torna-se uma tarefa bem menos complexa.

Um dos pontos que também é primordial é a identificação do público-alvo, que, segundo Noel é a matéria prima do trabalho. “A informação é absolutamente imprescindível. Uma vez definido o público- alvo o ideal é que as pesquisas, sejam elas formais ou informais, nos ajudem a identificar as suas características comportamentais, psicográficas e demográficas, para que a estratégia de comunicação e a definição das ferramentas de comunicação a serem utilizadas possa ser a mais cirúrgica possível.

Após essa identificação “é preciso descobrir pontos em comum entre ele e a marca, para que se possa traçar a estratégia de comunicação mais eficaz, que seja capaz de integrar da melhor forma todas as oportunidades que tiver de fortalecer a relação entre a marca e seus públicos, conforme os objetivos de marketing e de comunicação previamente definidos”, diz Noel.

A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as diversas formas de relacionamento como as mídias sociais também podem ajudar na comunicação integrada. “Nos dias de hoje, é praticamente impossível, quase um erro, desenvolver um plano de comunicação integrado para uma marca sem prever a implementação de estratégias e ações que contemplem a utilização das mídias sociais”, conclui Noel.

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