7 de julho de 2011

Latina Eletrodomésticos S/A

 
Presente no mercado há 16 anos e 100% brasileira, a Latina Eletrodomésticos S/A é líder de em venda de purificadores refrigerados de água. A empresa também fabrica máquinas de lavar, centrífugas, bebedouros e ventiladores de teto.

A Latina nasceu no ano de 1994. Seus fundadores, os engenheiros Valdemir Dantas e Paulo Coli, juntamente com o Grupo ENGEMASA, iniciam as operações da empresa visando torná-la um importante player no mercado de Eletrodomésticos no Brasil. O objetivo era de apresentar ao mercado produtos diferenciados, aprovados pelos consumidores e organismos governamentais com alta qualidade, tecnologia própria inovadora e design moderno.

Acreditando em processos modernos e governança corporativa, iniciou a produção dos seus primeiros produtos com a linha de Lavadoras Semi-automáticas. No ano de 1996 a empresa entrou no mercado com a linha de Secadoras Centrífugas. Seu design moderno e arrojado proporcionou maior destaque entre seus concorrentes. Um ano depois a empresa expandiu sua participação ao entrar no mercado de exportações tendo como convidado o BNDESPar para fazer parte da empresa como acionista, adquirindo a posição da ENGEMASA, que cumpre seu ciclo na Latina.

Com um crescimento invejável em 2002 dá seu primeiro grande salto adquirindo as instalações da NESTLÉ em São Carlos e implanta a nova Unidade Industrial com uma capacidade de mais de 1 milhão de produtos por ano. No mesmo ano passa a atuar no seguimento de Purificadores de Água Refrigerados e rapidamente ocupa uma posição entre os 3 maiores fabricantes do mercado. Em 2004 implanta a Unidade NE localizada em Recife, para atender o mercado Nordestino com montagem de CKD e um Centro de Distribuição.

Investimentos em pesquisas, além de parcerias com universidades e centros tecnológicos tornam possíveis o desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes, seguros e duráveis. Em 2005, inovando em tecnologia, e com apoio dos Centros de Pesquisa de São Carlos (USP e UFSCAR), introduz o conceito de refrigeração eletrônica através de semicondutores e sistemas eletrônicos de comando. Nasce o primeiro eletrodoméstico de porte médio com controle inteligente de voltagem (FULL RANGE) até então usado apenas em celulares e produtos afins.

Perseguindo desde o nascimento o reconhecimento de seus produtos pelo INMETRO, em 2006 a LATINA recebe 4 prêmios PROCEL em suas Lavadoras de Roupa. O conceito de Sustentabilidade passa a fazer parte da linha estratégica da empresa.  Com o grande ganho de mercado em 2007 a Latina se integra de forma inovadora ao segmento de Ventiladores de Teto. Com um Design premiado e utilização de tecnologia aeroespacial do Centro de Aeronáutica da USP, lança sua linha de Ventiladores rapidamente reconhecida pelos arquitetos como o produto mais bonito do mercado e com um grande diferencial em relação aos concorrentes, Controle Remoto de Radio Frequência.

O Grupo se expande e entra no Varejo Virtual com sua Loja CLUBE DO LAR oferecendo produtos PREMIUM. Em 2008 estabelece sua linha de produtos no mercado e lança duas novas linhas de produtos de Lavadoras de Roupa e Ventiladores de Teto com Controle de Parede também com eletrônica embarcada.  Em 2009 a LATINA dá mais um passo em sua estratégia de comunicação passando a fazer parte do glamour da ILHA DE CARAS, celebridades passam a conhecer e prestigiar a marca LATINA e seus produtos. 

Em 2010 os sócios majoritários adquirem as ações do BNDES e implantam uma nova Unidade em São Carlos, agregando o Centro de Distribuição, o Centro de Serviços de Assistência Técnica – a Latinatec e Pós Venda, o Centro operacional do CLUBE DO LAR e a nova Unidade de produção de Componentes Estratégicos.

Hoje a Latina conta com três plantas industriais estrategicamente instaladas pelo Brasil para facilitar a logística e distribuição dos produtos para qualquer ponto do país.  Duas unidades em São Carlos (SP) e uma em Recife (PE) e já se prepara para dobrar a produção atual de 700 mil itens entre purificador de água, lavadora de roupa e ventilador de teto para 1,2 milhão até 2015. Para isso vai investir R$ 25 milhões no desenvolvimento de novos produtos e na construção de nova fábrica em São Carlos (SP), que irá incorporar as duas unidades já existentes.

Prêmios Conquistados

Durante sua trajetória a Latina já conquistou diversos prêmios. Entre eles: a certificação de Saúde em sua linha de purificadores fornecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); o primeiro lugar na categoria bebedouros, no 17° Ranking de Conceito e Imagem da Indústria, realizado pela Revista Revenda Construção; na categoria eletrônicos ganhou o primeiro lugar, no 23º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira em 2009; o segundo lugar na categoria casa no 2º Idea Brasil; o Prêmio CNI 2006/2008; o IX House & Gift em 2008;  a menção honrosa do Salão Design - Casa Brasil; o VII House & Gift; e ainda, participou da Primeira Bienal do Design Brasileiro promovida pelo Ministérios da Indústria e Comércio Exterior, em 2006.


VISÃO

“Seremos uma empresa de classe mundial.”


MISSÃO

“Através de pessoas e ideias inovadoras, oferecemos produtos e serviços voltados a saúde e ao conforto, competitivos, rentáveis e com sustentabilidade.”


VALORES

Paixão – Comprometimento
Cultura de alta performance – Orientação para resultado
Pragmatismo – Executar o planejado
Ética – Integridade, Transparência, Respeito
Sustentabilidade


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...