18 de outubro de 2010

Produtos Intangíveis

Hoje, no mundo do marketing não se usa mais os termos de “bens” e “serviços” para simplificar o entendimento e a prática os termos referentes a produtos devem ser substituídos por “tangíveis” e “intangíveis”, o que torna muito mais simples o entendimento sobre a questão.

Theodoro explana sobre o que seria essa experimentação de produtos considerando a característica de cada um dos termos. Tudo o que se pode experimentar de concreto, ou ainda ser visto, tocado, experimentado, entre outras ações que permite a compra do que realmente é desejado pelo consumidor, é considerado tangível.

As empresas vão além das promessas reais do produto para torná-los mais satisfeitos e confiantes, por meio de anúncios e rótulos. Já o que não pode ser medido, é considerado intangível. Sua especificidade está relacionada a sua inexistência até a compra, pois uma vez que não podem ser experimentados previamente. O consumidor se torna refém do que é afirmado sobre o produto, diferentemente dos tangíveis.

Além da explicação literal sobre os dois termos sobre produtos/serviços o autor fala sobre a satisfação posterior do consumo do que foi desejado. Assim como ele, acredito que raramente a satisfação após a compra do produto/serviço é igual à sentida na experimentação ou promessa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...