18 de outubro de 2010

Imagem da Marca

Um projeto de posicionamento bem estruturado deve ser suficiente para criar uma imagem de marca que seja única, durável e resistente às investidas dos concorrentes.

Posicionamento: conceito criado e desenvolvido por Al Ries e Jack Trout. Consiste numa declaração de como um produto se adapta melhor a um determinado cliente-alvo e suas necessidades e expectativas, diferenciando-se da sua concorrência. Isto será idealmente, único, e toda a atividade de MKT deve reforçar o posicionamento do produto no mercado, o tempo todo. Nenhuma ação de branding deve começar sem um programa de posicionamento.” (MARTINS; 2000: 336)

Para entender melhor as associações que ocorrem na mente dos consumidores, a imagem da marca está divida em três categorias: atributos, benefícios e atitudes.

Atributos: Estão relacionados à performance de um produto, ao acabamento físico do bem, e a informações como preço, embalagem, benefícios, características do consumidor e situações de uso.

Benefícios: São as necessidades atendidas pelos atributos. Os benefícios estão relacionados aos elementos intrínsecos do produtos e aos estímulos, sensações de prazer que eles proporcionam. Existem também os benefício relacionados ao conceito de cada consumidor, possuindo elevado grau de importância, como a sua posição social ou necessidade de reafirmar sua auto-estima.

Atitudes: São as crenças sobre uma marca.

Slogan

O slogan complementa a simbologia da marca e ressalta seu posicionamento por meio de uma frase concisa, marcante, geralmente incisiva, atraente, de fácil percepção e memorização, que apregoa as qualidades e superioridades de um produto, serviço ou idéia. Em publicidade, costuma-se utilizar um mesmo slogan em todas as peças de uma campanha ou durante longos períodos, repetidamente e sem alteração. Embora o slogan não seja um elemento indispensável na propaganda, a maior parte das mensagens publicitárias faz uso desse recurso, como forma de sintetizar a imagem que se pretende "vender" para o público e de fixar principalmente os principais atributos do que é anunciado.

Sem fronteiras. – Tim
O mundo todo só fala nele. – Nokia
Um raro prazer. – Carlton
Dedicação total a você. - Casas Bahia
Lugar de gente feliz. - Pão de Açúcar
Energia que dá gosto. - Nescau
A verdadeira maionese. - Hellmann's
O S que dá o sabor. - Sadia
É impossível comer um só. - Elma Chips
Essa é a real. - Coca cola
Toda comida pede um grande óleo. – Soya
Amo muito tudo isso. - Mc Donald's
Na nossa frente só você. – SBT
A gente se vê aqui. - Rede Globo
É impossível não ler. - Folha de São Paulo
É muito mais jornal. - Estado de São Paulo (Estadão)
Refresca até pensamento. - Brahma
A cerveja que desce redondo. – Skoll
A cerveja que sempre cai bem. - Kaiser
Pra virar a cabeça. – Foot Company
O banco da sua vida. - Banco Real
As legítimas. – Havaianas
Vai mais longe por você. Volks Wagen
Você precisa rever seus conceitos. – Fiat
Sua vida faz a nossa vida. - Pernambucanas
O Brasil que come ajudando o Brasil que tem fome. - Programa Fome Zero

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