18 de outubro de 2010

Ciclo de Vida de Produto / Marca


O Ciclo de Vida de Produto ou Marca serve para análise de maturidade no mercado. Essa análise também é utilizada para a avaliação de uma forma de produto ou até mesmo uma marca de uma empresa em conjunto com a matriz BCG. O importante é identificar a validade de se investir em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado.

Exemplo:
Figura 1: Modelo de Ciclo de Vida de Produto

Toda empresa busca modos de aumentar suas receitas futuras, maximizando o lucro das vendas de produtos e serviços. O fluxo de caixa permite à empresa manter-se viável, investir em desenvolvimento de novos produtos .Tudo para buscar adquirir maior participação de mercado e assim, torna-se líder em sua indústria.

Os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados através da diferenciação e da segmentação do mercado. Não é fácil identificar com precisão quando cada estágio começa e termina. É importante obter um conhecimento profundo de cada estágio, pois cada oferta de marketing requer a utilização de estratégias diferentes para suas finanças, produção, logística e promoção em cada um de seus ciclos de vida.

No lançamento o produto é apresentado ao mercado por meio de um esforço de marketing intenso e focado para procurar estabelecer uma identidade clara e promover ao máximo o conhecimento do produto. Para isso são utilizadas estratégias para a fase de introdução do produto: penetração rápida; desnatamento lento; desnatamento rápido; e penetração lenta.


No estágio de crescimento há uma rápida aceitação de mercado, e melhoria significativa no lucro. A abertura de mercado apresenta possibilidades de expansão que deve ser explorada. Caracterizado por vendas crescentes, este estágio também traz concorrentes.
As ações de marketing buscam sustentação e as repetições de compra do consumidor, como:


o melhoria da qualidade e adição de novas características
o acrescentar novos modelos e produtos de flanco
o entrar em novos segmentos de mercado
o aumentar a cobertura de mercado e entrar em novos canais de distribuição
o mudar o apelo de propaganda de conscientização sobre o produto para preferência do produto
o reduzir preços para atrair novos consumidores
o segmentaçao demografica



Já na maturidade é o momento importante reduzir o crescimento das vendas, uma vez que o produto já foi aceito pela maioria dos consumidores potenciais. Este estágio fica evidente quando alguns concorrentes começam a deixar o mercado, a velocidade das vendas é dramaticamente reduzida e o volume de vendas se estabiliza. É nesta fase que os consumidores fiéis repetem suas compras. Para isso são utilizadas algumas estratégias:


o modificação do mercado
 expansão dos consumidores
 expansão da taxa de consumo

o modificação do produto
 melhoria da qualidade
 melhoria de características
 melhoria de estilo (design)

o modificação do composto de marketing
 preço
 distribuição
 propaganda
 promoção de vendas
 venda pessoal
 marketing direto
 serviços
 marketing de relacionamento

O Declínio, peeríodo de forte queda nas vendas e no lucro pode ser causado por uma competição feroz, condições econômicas desfavorecidas, mudanças nas tendências, além de ou outros fatos. É o momento de desaceleração, eliminação ou revitalização, com a introdução de um novo produto/serviço no mercado.

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